Farmácia Central recebe melhorias e lança agenda eletrônica para retirada de medicamentos

A Farmácia Central (Alto Custo) de Americana começa a receber obras de manutenção e melhorias a partir da próxima segunda-feira (7), sem interrupção do serviço. Na mesma data, a unidade passa a contar com agendamento eletrônico para a retirada de medicamentos, que foi desenvolvido pela Unidade de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da equipe do setor de assistência farmacêutica. A medida visa melhorar o acesso ao serviço e facilitar a vida dos cidadãos.

Para viabilizar os trabalhos, o atendimento ao público será feito – durante o período das obras – no pavimento inferior, com entrada pela Rua Anhanguera, nº 80 – em frente ao Mercado Municipal. As obras deverão ter um custo estimado de R$ 550 mil, sendo que todo o investimento será feito com recursos municipais.

Obras

No prédio serão trocadas as portas, as janelas, o piso, as luminárias e as peças sanitárias; também será feita revisão do telhado, com intervenções em calhas e rufos; tratamento de junta de dilatação; intervenção com ajustes em toda a rede elétrica e uma nova pintura (interna e externa).

O prefeito Chico Sardelli destacou as obras de melhorias no local, considerando o grande fluxo de usuários diariamente na unidade de saúde. “É mais uma intervenção para melhorar um espaço tão importante na área da Saúde, que é a Farmácia Central, um local de fluxo intenso de usuários. E isso vai melhorar muito o ambiente para todos os que precisam utilizar este serviço”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Odir Demarchi comemorou o início das obras e ressaltou a área da saúde como prioridade da gestão. “É uma grande alegria anunciar mais uma obra na área da saúde, que aliás, são muitas em andamento. A população de Americana merece, porque a Saúde é essencial e durante a nossa gestão ela sempre terá prioridade”, disse Odir.

Durante o período em que o prédio estiver em obras, a Farmácia fará apenas a dispensação dos medicamentos de alto custo, por meio dos agendamentos, que agora também poderão ser feitos de forma on-line.

O secretário de Saúde Danilo Carvalho Oliveira destacou o fato de que a Farmácia Central está passando por um processo de melhorias do ponto de vista estrutural e também pela dinâmica do serviço. “Trata-se de dois importantes acontecimentos na Farmácia Central, ou seja, as obras de manutenção predial e a agenda eletrônica. São medidas que têm como objetivo melhorar a estrutura geral da unidade e, ao mesmo tempo, ofertar aos moradores mais uma opção de agendamento. Nós trabalhamos sempre com essa perspectiva, de tornar a vida do cidadão americanense cada vez melhor, oferecendo serviços de qualidade e com mais acesso”, complementou o secretário.

Agendamento eletrônico

O agendamento, que pode ser feito com o uso de smartphone, computador ou tablet, estará disponível no site www.saudeamericana.com.br, onde o usuário deve buscar o menu “serviços on-line” e clicar em “Agendamento – Farmácia Central”. Na aba correspondente a este serviço, ele vai encontrar um roteiro (passo a passo) sobre como interagir com o sistema e realizar o agendamento, de forma simples e ágil. A agenda on-line é mais uma opção de acesso aos moradores, já que o atendimento (presencial e por telefone) continua normalmente na Farmácia Central.

Para garantir o agendamento o usuário deverá informar o nome completo, número do CPF, data de nascimento, entre outros dados. Mesmo que o morador tenha perdido a data agendada anteriormente, o sistema permitirá realizar um novo agendamento. O sistema também vai indicar em qual local o medicamento deverá ser retirado, inclusive fornecendo o endereço da Unidade Básica de Saúde mais próxima à residência do usuário. Para a retirada dos medicamentos é obrigatório apresentar os documentos de identificação.

De acordo com a coordenadora do setor de Assistência Farmacêutica, Daniela Batagin, o novo sistema teve como base o agendamento implantado durante a pandemia da Covid-19, para evitar aglomerações e facilitar a entrega dos medicamentos aos usuários. “Durante a pandemia foi necessário mantermos o atendimento, mesmo com a necessidade de isolamento. Porém, a partir do momento que foi criada uma agenda na Farmácia Central, foi possível melhorar o fluxo de usuários e evitar aglomerações. A agenda on-line será de grande utilidade para a população”, explicou.

Segundo o diretor da Unidade de Tecnologia da Informação, Agnaldo Oliveira, na época foi desenvolvido apenas uma plataforma-base, para dar apoio à Farmácia, pois não havia nenhum sistema definido. “Foi um momento [da pandemia] em que precisamos criar um mecanismo emergencial para garantir o agendamento sem aglomerações. Então, decidimos implantar uma agenda pelo site, assim como fizemos com a vacinação [para Covid-19], porém ainda um sistema embrionário, mas que agora se tornou uma ferramenta muito eficaz ao setor”, explicou. “Agora, o usuário tem a opção de escolher o melhor horário para retirar seu medicamento, o que favorece a diminuição de aglomerações, e do tempo na fila de espera”, relatou Daniela.

Novos usuários

O morador que nunca foi atendido em uma Unidade Básica de Saúde de Americana deverá comparecer à Farmácia Central munido de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência para utilizar o novo serviço. Uma vez cadastrado, o morador poderá utilizar a agenda eletrônica normalmente.

A Farmácia Central está localizada na Rua Dom Pedro II, nº 87. O atendimento é das 7h30 às 16h e os telefones são (19) 3462-2827 e (19) 3462-373. Atualmente, devido às obras de manutenção, o atendimento ao público está sendo realizado na Rua Anhanguera, nº 80 – em frente ao Mercado Municipal.

Para a retirada de medicamentos básicos, os usuários que residem na região central poderão acessar uma das farmácias instaladas nas diversas Unidades Básicas de Saúde, levando a receita médica, RG, Cartão SUS e um comprovante de residência.

As farmácias básicas funcionam nas unidades de saúde dos bairros:

Vila Mathiensen: Rua das Alfazemas, 316 (tel. 3405-4914) – 7h30 às 13h30

Praia Azul: Rua Maranhão, 1.213 (tel. 3467-1422) – 7h30 às 16h

São Vito: Rua Vicente Caravieri, 300 (tel. 3468-4466) – 7h30 às 13h30

Antônio Zanaga: Rua Ary Barroso, 485 (tel. 3469-1112) – 7h30 às 13h30

Jardim Alvorada: Rua dos Asteroides, 298 (tel. 3406-1069) – 7h30 às 16h

Parque Gramado: Av. da Amizade, s/n (tel. 3407-5022/3407-1874) – 7h30 às 16h

Jardim Boer: Rua Romildo Bosqueiro, 55 (tel. 3478-2298) – 7h30 às 13h30

São Domingos: Rua Salvador Giordano, 320 (tel. 3462-7317) – 7h30 às 13h30

Vila Gallo: Rua Quintino Bocaiúva, 1250 (tel. 3468-6116) – 7h30 às 16h

Jardim Dona Rosa: Rua da Solidariedade, 1080 (tel. 3407-1194) – 7h30 às 13h30

Jardim São Paulo: Rua das Poncianas, 900 (tel. 3407-4856/3462-5163) – 7h30 às 16h

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