UAD – Unidade de Atendimento Domiciliar

   A Unidade de Atendimento Domiciliar (UAD) garante a atenção integral em domicilio aos munícipes. Do ponto de vista da saúde e humano, os benefícios são enormes. A atenção domiciliar surgiu como alternativa para oferecer atendimento aos usuários que não podem se locomover até os serviços de saúde do município, proporcionando uma assistência com qualidade.

   Em Americana, duas equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta e nutricionistas percorrem os bairros da cidade e atendem em domicilio as pessoas acamadas. Além disso, uma equipe de apoio com assistente social, psicóloga e fonoaudióloga completa o quadro de funcionários.

   Essa equipe multidisciplinar da UAD desenvolve em domicilio orientações aos cuidadores, supervisão do tratamento e cuidados, além do acompanhamento do paciente desde a sua admissão na Unidade até sua alta, internação ou óbito. Vale lembrar que a Unidade não realiza atendimento de urgência e nem de emergência. Para esses casos a referência é o Hospital Municipal.

   Os critérios para admissão de pacientes na UAD são: pacientes totalmente acamados que usam sonda vesical de demora (urina), sonda naso enteral (alimentação), curativos, oxigenoterapia domiciliar; pacientes que residam no município de Americana; pacientes que tenham um cuidador identificado.

   A avaliação pode ser solicitada por qualquer cidadão americanense. Para isso basta ter em mãos um encaminhamento médico, que pode ser solicitado quando o paciente é acamado. Este encaminhamento deve ser entregue na sede da UAD. Posteriormente, o paciente receberá a equipe em domicílio para avaliação e conforme os critérios descritos acima será admitido ou não na Unidade.

   A UAD está localizada na Rua: Jacarepagua, 320 - Jardim Guanabara. O telefone é 3406-6463. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 07:30 as 12:00 e das 13:00 as 16:30 hs..

Voltar